top of page
capa conexão.jpg

Segundo o pesquisador Kabenguele Munanga, a palavra “candomblé” é proveniente da palavra Kadombile, que quer dizer “Casa de oração”, entendemos que o candomblé é uma religião de matriz africana, em que o culto, da forma que era estruturado ainda em território africano, precisou ser readaptado para a nova realidade a qual os negros que ao Brasil chegaram estavam vivendo.

A readaptação do culto fez com que premissas essenciais no território africano fossem redesenhadas para a nova realidade vivida, nesse contexto entendemos que o que hoje é praticado no Brasil não é encontrado da mesma forma em terras africanas, mas, seguramente, o que é feito no Brasil nos remete a atos executados na África, no nosso caso, em específico, há cultos realizados nos seguintes países, que, pós invasão europeia, passaram, a ser denominados: República Democrática do Congo, Gabão, Congo e Angola. O candomblé originado desses povos é identificado no Brasil como Candomblé Congo Angola.

Dentro desse âmbito, a Casa de Cultura Lode Apara teve a oportunidade de ter o seu presidente, durante 12 anos (1998 – 2009), morando em Angola, o que possibilitou a participação e a absorção de diversos conceitos da cultura angolana, isso colaborou para que a Casa tenha um melhor entendimento do Candomblé Congo Angola. A compreensão dos ensinamentos em nada mudou o que, na Casa, já era cultuado, apenas potencializou o entendimento e a vivência da religião. Entendemos que, hoje, não é possível trazer fundamentos angolanos para o Brasil, pois eles não  se encaixam à readaptação da religião.

RAINHA DIAMBI KABATUSUILA
en Minas 2019

Em março de 2019,  a Casa de Cultura Lode Apara teve a honra de receber a Rainha Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, rainha da Ordem do Leopardo, da Republica Democrática do Congo, da região central da África. Foi um momento especial que reafirmou a nossa relação com a origem.

Clipping

agenda .jpg
Captura_de_Tela_2019-11-27_às_12.37.42.p

* registros de: Iago Viana e Horácius de Jesus

bottom of page