Segundo o pesquisador Kabenguele Munanga, a palavra “candomblé” é proveniente da palavra Kadombile, que quer dizer “Casa de oração”, entendemos que o candomblé é uma religião de matriz africana, em que o culto, da forma que era estruturado ainda em território africano, precisou ser readaptado para a nova realidade a qual os negros que ao Brasil chegaram estavam vivendo.
A readaptação do culto fez com que premissas essenciais no território africano fossem redesenhadas para a nova realidade vivida, nesse contexto entendemos que o que hoje é praticado no Brasil não é encontrado da mesma forma em terras africanas, mas, seguramente, o que é feito no Brasil nos remete a atos executados na África, no nosso caso, em específico, há cultos realizados nos seguintes países, que, pós invasão europeia, passaram, a ser denominados: República Democrática do Congo, Gabão, Congo e Angola. O candomblé originado desses povos é identificado no Brasil como Candomblé Congo Angola.
Dentro desse âmbito, a Casa de Cultura Lode Apara teve a oportunidade de ter o seu presidente, durante 12 anos (1998 – 2009), morando em Angola, o que possibilitou a participação e a absorção de diversos conceitos da cultura angolana, isso colaborou para que a Casa tenha um melhor entendimento do Candomblé Congo Angola. A compreensão dos ensinamentos em nada mudou o que, na Casa, já era cultuado, apenas potencializou o entendimento e a vivência da religião. Entendemos que, hoje, não é possível trazer fundamentos angolanos para o Brasil, pois eles não se encaixam à readaptação da religião.
RAINHA DIAMBI KABATUSUILA
en Minas 2019
Em março de 2019, a Casa de Cultura Lode Apara teve a honra de receber a Rainha Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, rainha da Ordem do Leopardo, da Republica Democrática do Congo, da região central da África. Foi um momento especial que reafirmou a nossa relação com a origem.
Clipping
Rainha Diambi Kabatusuila no Brasil.
Rainha do Congo Diambi Kabatusuila visita o Brasil.
http://inzotumbansi.org/home/rainha-do-kongo-diambi-kabatusuila-visita-o-brasil/
Recepção da Rainha do Congo na Casa de Cultura Lode Apara.
Rainha do Congo visita Santa Luzia.
Muita emoção na visita da Rainha Diambi Kabatusuila ao Mosteiro de Macaúbas.
Apesar do desinteresse das autoridades, Santa Luzia recebe uma Rainha Africana.
BH recebe Rainha dos povos tradicionais da República Democrática do Congo.
* registros de: Iago Viana e Horácius de Jesus